Cálculos renais
Cálculos renais, popularmente conhecidos como pedras nos rins, se formam quando substâncias como cálcio e ácido úrico se agregam na urina, originando pequenos cristais. Esses cristais podem crescer e provocar sintomas intensos, especialmente quando bloqueiam o fluxo urinário. A dor provocada por essa condição, chamada cólica renal, é extremamente forte e pode vir acompanhada de náuseas, febre e necessidade frequente de urinar.
O diagnóstico é geralmente feito por meio de tomografia, que permite ao médico identificar o tamanho e a localização exata dos cálculos. Tratamentos variam conforme o tamanho da pedra, sendo que cálculos menores podem ser eliminados naturalmente, enquanto os maiores podem demandar intervenções cirúrgicas. A prevenção inclui uma boa hidratação e cuidados alimentares, como o aumento do consumo de sucos cítricos e a redução da ingestão de sódio.
Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)
A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) é caracterizada pelo aumento natural da próstata, condição comum entre homens a partir dos 40 anos. Com o tempo, esse crescimento pode causar a compressão da uretra, o que interfere no fluxo urinário e resulta em sintomas como jato fraco, dificuldade para iniciar a micção, gotejamento e necessidade de urinar várias vezes ao dia e à noite.
Embora não seja um tipo de câncer, a condição exige atenção médica, principalmente quando os sintomas afetam a qualidade de vida. O diagnóstico é realizado com exames clínicos e testes específicos que avaliam o grau de obstrução e as condições gerais da próstata. As opções de tratamento variam desde medicamentos que aliviam os sintomas até procedimentos minimamente invasivos, como a ressecção transuretral, para casos mais graves.
Varicocele
A varicocele é caracterizada pela dilatação das veias no escroto, onde ocorre o refluxo de sangue nos testículos, prejudicando a qualidade dos espermatozoides. Esse problema é uma das principais causas de infertilidade masculina, afetando até 15% dos homens e podendo atingir até 80%.
A condição geralmente surge devido à ausência de válvulas nas veias testiculares, ou por falhas nelas, causando o acúmulo de sangue e elevação da temperatura testicular. O diagnóstico é feito por meio de exame físico e, quando necessário, ecografia com Doppler. Em muitos casos, é tratada por cirurgia microcirúrgica para evitar sua progressão e melhorar a fertilidade.
A intervenção cirúrgica ajuda a normalizar a temperatura dos testículos, melhorar o espermograma e potencializar as chances de gravidez, sendo um recurso essencial para homens com varicocele.
Dr. Heder Murari
Urologista
CRM-GO 6126/ CRM-DF 14240/ RQE 1612 / 11198
-Residência Médica em Urologia pela Santa Casa de Misericórdia de Goiás;
-Especialização em Organização e Procura de Órgãos e tecidos para transplantes, Hospital Clinic de Barcelona;
-Aprimoramento em Transplante Renal Pediátrico no Hospital Samaritano.
-Pós graduação em Cirurgia Robótica pelo Hospital Albert Einstein em SP.
Agende sua consulta!
WhatsApp: (61) 99166-3932
WhatsApp: (61) 4004-3101
WhatsApp: (61) 99873-8733
Telefone: (61) 9955-3232 / (61) 3003-3230
Atendimentos:
Hospital Israelita Albert Einstein
Av. Portugal, 1148, St. Marista, Goiânia, GO.
Consultório Vesali Edge
Edifício OHB – SHLS 716, Via W3 Sul, Conjunto A – Bloco B, Asa Sul, 3° Andar, Brasília, DF.
Centro Médico Santa Luzia
Edifício OHB – SHLS 716, Via W3 Sul, Conjunto A – Bloco B, Asa Sul, Brasília, DF.
Ambulatório do Hospital Santa Helena
SHL Norte, Lote 09 – Ed. Biosphere Health Center, 2º andar, Brasília, DF.