Cirurgia Robótica em Brasília

Introdução

Originalmente desenvolvido pelo exército do Estados Unidos, a tecnologia robótica foi idealizada para permitir a realização de cirurgias em soldados feridos no campo de batalha, que deveriam ser executadas por cirurgiões localizados à distância. Esta técnica cirúrgica consiste em uma adaptação da cirurgia laparoscópica, a qual permite ao cirurgião a realização de procedimentos minimamente invasivos através de pequenas incisões. O advento do robô trouxe maior precisão cirúrgica e possibilitou que procedimentos complexos fossem realizados de forma segura. Por permitir uma visualização ampliada do campo cirúrgico, em alta definição e tridimensional (3D), o uso do robô garante um melhor acesso e visualização das estruturas anatômicas, possibilitando uma cirurgia mais precisa, eficaz e segura.

Como funciona o robô?

Considerada uma cirurgia minimamente invasiva, a cirurgia robótica é realizada por meio de instrumentos especiais controlados por braços robóticos. Estes finos instrumentos são introduzidos até o local cirúrgico através de pequenas incisões no abdome. O cirurgião permanece sentado no console ao lado do paciente durante toda a cirurgia, de forma ergonômica e confortável, de onde ele controla toda a plataforma robótica. O robô interpreta os movimentos dos dedos e do punho do cirurgião, transformando-os em um movimento cirúrgico extraordinariamente preciso no campo operatório.

Quem opera: o robô ou o cirurgião?

Diferentemente do que muitos podem imaginar, o robô não funciona de forma autônoma, todos os movimentos realizados por ele na verdade são controlados pelo cirurgião. A função do sistema robótico é permitir ao cirurgião um movimento mais preciso e delicado, com uma visualização mais acurada e em uma posição no console que evita o cansaço ao longo da cirurgia. O robô nunca toma decisões próprias, nem executa comandos que não tenham sido ordenados pelo cirurgião.

Quais são os benefícios da cirurgia robótica?

Através da cirurgia robótica, pode-se realizar cirurgias complexas, e ao mesmo tempo delicadas, que poderiam ser difíceis ou impossíveis por outros métodos. Há um controle preciso da cirurgia e uma visualização magnificada das estruturas. Os benefícios da cirurgia robótica, incluem:

Menor perda sanguínea (em se comparando com a técnica aberta ou videolaparoscópica)
Menor dor no pós-operatório
Menor tempo de hospitalização
Retorno mais precoce às atividades normais do dia-a-dia
Frequentemente propiciam um melhor desfecho clínico global
Cicatrizes menores
Menor taxa de complicações

Quais são os benefícios da cirurgia robótica | Dr. Heder Murari Borba Urologista em Brasília

Quais são as cirurgias urológicas podem ser feitas com robô?

Vários procedimentos urológicos podem ser realizados de forma precisa e segura com o auxilio do robô. Esse acesso cirúrgico tem se tornado o acesso de escolha nos principais centros do mundo. Hoje nos Estados Unidos e Reino Unido, a expressiva maioria das Prostatectomias Radicais e Nefrectomias Parciais são realizadas com auxílio do robô. Também é assim aqui nos grandes centros do Brasil.

Seguem exemplos de cirurgias que podem ser realizadas:

Prostatectomia radical (tratamento de câncer de próstata)
Prostatectomia simples (tratamento de hiperplasia prostática benigna)
Nefrectomia radical (tratamento de câncer de rim)
Nefrectomia parcial (tratamento de câncer de rim)
Cistectomia radical (tratamento de câncer de bexiga)
Pieloplastia (correção de estenose de junção uretero-piélica – JUP)
Reimplante ureteral (tratamento de estenose e ureter)
Uretero-ureteroanastomose (tratamento de estenose e ureter)
Sacropromontofixação (cirurgia para correção de prolapso genital)
Hernioplastia inguinal
Linfadenectomia de Retroperitônio (para tratamento de câncer de testículo)

Qualquer cirurgião pode realizar cirurgia robótica?

Não. Para um cirurgião ser apto a realização de uma cirurgia robótica ele deve passar por um treinamento específico, em seguida é acompanhado por um Proctor em suas primeiras cirurgias e então precisa se mostrar capaz de obter uma certificação que lhe garanta poder executar os procedimentos cirúrgicos sem estar acompanhado de alguém mais experiente. Caso tenha interesse, dúvidas ou pense em realizar sua cirurgia robótica fique à vontade para entrar em contato. Você pode agendar  sua cirurgia conosco em Brasília, nos hospitais de referência da capital, ou optar por realizá-la conosco em Goiânia ou São Paulo juntamente com a equipe do  Hospital Albert Einstein.

Por que escolher o Dr. Heder Murari Borba?

Com uma carreira sólida, trata-se de um profissional experiente e humanista. Além da expertise técnica,  possui ampla visão dos problemas de saúde pública que afligem a população do país e sabe a importância de tratar bem as pessoas que dele se aproximam solicitando o seu cuidado e intervenção.  Coordenou durante anos o Sistema Brasileiro de Transplantes do Ministério da Saúde o que o tornou conhecido em todo o país. Assim, demonstra um compromisso sólido com a saúde pública. Sua trajetória na Cirurgia Urológica Robótica, com uma especialização no Hospital Albert Einstein, ilustra a busca constante pela excelência e inovação na área. Conte com um médico que possui décadas de experiência comprovada e um compromisso inabalável com o melhor atendimento aos pacientes.

Dr. Heder Murari Borba

Urologista em Brasília

Uro-Oncologia
Cirurgia Robótica
Endourologia
Urologia pediátrica
Saúde sexual masculina